O contorno facial é uma série de técnicas usadas para modelar o rosto conforme seu gosto pessoal. Isto é, afinar nariz largo, diminuir bochechas cheias… enfim, depende muito do que a pessoa quiser e achar bonito fazer. E apesar de ser uma prática comum no mundo da maquiagem profissional, não é necessariamente obrigatório inserir essa etapa na sua maquiagem, você pode fazê-la ou não, conforme sua vontade e necessidade.
Para fazer o contorno, o essencial é saber trabalhar com o jogo de sombras e luz no seu rosto, para conseguir dar destaque aos pontos que quer evidenciar e sombrear os pontos que deseja afinar ou diminuir.
As sombras você deve fazer com um produto 1 ou 2 tons mais escuros que sua pele e o efeito luz você pode fazer com iluminador e corretivo, que são produtos que normalmente compra-se 1 tom mais claro que sua pele.
Para aplicar os produtos, você pode usar um pincel se forem em pó, enquanto os cremosos e líquidos podem ser aplicados com o dedo ou com o próprio aplicador do produto.
Pode-se dizer que há uma fórmula geral usada para fazer o contorno, mas ela não funciona em todos os tipos de rosto, apesar de cair bem para a maioria. O ideal, nesse caso, é fazer o contorno facial de acordo com o seu formato de rosto, como mostra a foto.
Vale ressaltar que, independente da técnica que você escolher, o contorno nunca deve ficar marcado. Ele deve ser esfumado totalmente e ficar suave no rosto, dando uma leve sombreada e iluminada nas partes que desejar. Se a cor ficar marcada no seu rosto, esfume melhor com o pincel. Se ficar marcado, você pode acabar saindo de casa com um visual caricato, muito diferente do visual de diva que o contorno deve deixar no rosto.
Como o contorno pode mudar o seu rosto
Confira abaixo alguns truques que você pode usar para conquistar os seguintes efeitos no seu rosto usando apenas maquiagem. O produto escuro mencionado pode ser base, corretivo ou pó facial 1 ou 2 tons mais escuros que a sua pele e é usado para esconder ou dar profundidade nos traços da face.
- Diminuir a testa: aplicar produto escuro na parte superior da testa;
- Levantar sobrancelhas: aplicar iluminador abaixo do canto externo da sobrancelha;
- Aumentar bochecha: aplicar blush e iluminador nas maçãs;
- Diminuir ou afinar bochecha: aplicar contorno com produto escuro abaixo das têmporas;
- Afinar o nariz: aplicar produto escuro nas laterais do nariz;
- Destacar o nariz: aplicar iluminador no meio;
- Destacar os lábios: aplicar corretivo em volta dos lábios e iluminador entre o nariz e o lábio superior;
- Aumentar lábios: aplicar batom (com um lápis ou pincel) seguindo o contorno da boca porém indo um pouco além do lábio;
- Diminuir lábios: aplicar corretivo em volta da boca e aplicar o batom somente na parte dos lábios, sem aplicar além do limite do desenho da boca.
A lista de truques cresce a cada dia conforme os gurus de beleza e maquiadores testam novas maneiras de usar os produtos. Então vale a pena manter-se sempre atualizada para aprender as novidades que surgem.
Edson Rodrigues
0 comentários:
Enviar um comentário