Blazer masculino: dicas de como usar




4/14/2016

O blazer é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa do homem moderno

O blazer é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa do homem moderno, apesar de aparentemente ser um elemento clássico, é uma peça chave, capaz de mudar completamente o look e se adequar às mais diversas ocasiões, compondo desde os visuais mais sociais até os sofisticados. O interessante é que não é preciso ter uma coleção de blazers, pois a mesma peça pode ser usada para montar visuais completamente diferentes.

TERNO OU BLAZER?

Para descomplicar e acabar com uma dúvida muito comum e que povoa a mente de muitas pessoas, vou falar das diferenças entre o terno e o blazer.

terno se refere ao trio paletó + colete + calça, feitos todos no mesmo tecido, no mesmo padrão, e que seguem medidas clássicas de tamanho e proporção. É uma peça bem social e que deve ser usada com camisa de manga longa e gravata. Com o colete em desuso, hoje o terno é composto pelo paletó e pela calça.

O blazer é uma peça única (apenas a parte de cima), de modelagem mais esportiva do que o paletó tradicional e que apresenta grande variação de proporções, tamanhos e cortes. Ele pode seguir desde a linha mais tradicional até a linha mais descontraída , com mangas diferentes e até estampa ou desenho que fuja completamente do comum.

BLAZER PARA USAR DE DIA

Para ser usado de dia ou em lugares com menos formalidade, uma ótima opção são os blazers de cores mais claras, como bege, lilas e caramelo, que podem ser combinados com camisetas polo ou camisa (deixe os dois primeiros botões abertos) e até mesmo camisolas  com gola ‘V’. Para completar o look, calça jeans, de preferência com uma lavagem mais clara, ficam lindas  e caem muito bem com sapatênis ou sapatos esportivos (lembre-se de que as meias devem sempre combinar com a cor dos sapatos).

OCASIÕES MAIS SOFISTICADAS

Para uma jantar especial, um cocktail  mais sofisticado com os amigos ou até mesmo para trabalhar mais avontade  e, ao mesmo tempo, transmitir seriedade e sofisticação, opte por cores mais escuras como o azul marinho e o preto, que nunca saem de moda e são clássicos. Se a ocasião exigir, dá até para se usar uma gravata e abotoar o blazer (a regra para os blazers que têm uma fileira simples com mais de dois botões é muito fácil, basta nunca fechar o último botão). Essas situações pedem por uma camisa social, que pode ser combinada com calça social ou jeans escuro. Um sapato social mais formal combina perfeitamente com esse tipo de look.

ESCURO OU CLARO?

O conjunto blazer e calça em tonalidades mais escuras são perfeitos para os homens que estão um pouco acima do peso ou que não são tão altos, porque alongam a silhueta, enquanto que os blazers que contrastam bastante com a da calça, provocam um efeito contrário e devem ser usados com cuidado.

Com Calções 

Por incrível que isso possa parecer para os mais tradicionais, o blazer também pode ser usado com calções. O look precisa combinar com a personalidade de quem o está usando, portanto, é necessário ter muita ousadia e ser bastante ousado para se ajustar nesse visual.

Não é qualquer modelo de blazer que fica bom com calcoe, é preciso escolher o corte certo, mais justo ao corpo e com tecido menos estruturado possível. A escolha da cor também é essencial e os mais claros e neutros são ótimas opções.

O mais importante é conhecer seu próprio estilo e não ter medo de combinar diversos visuais diferentes com o blazer, para ver se agrada ou não. Seguir as dicas que foram dadas é um ótimo jeito de começar.

Edson Rodrigues 


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Booking: +244995978945
Com tecnologia do Blogger.

Copyright © 2015 • Anatomia de um Guarda-Roupa